3 passos para se tornar fluente




1. Escolha uma boa estratégia 


    Uma boa estratégia envolve escolher um bom material, e determinar o tempo de estudo. Parece que 24 horas  por dia não é suficiente para tarefas comuns do dia a dia, mas você pode e deve separar um tempo para estudar. Reserve também um tempo para se tornar mais saudável, afinal corpo saudável significa mente saudável. Ainda assim o tempo é limitado e por isso devemos focar e escolher o melhor conteúdo e as melhores ferramentas. Pense nos seus objetivos, por que você quer aprender um novo idioma? Para conseguir uma oportunidade de emprego? Viajar? Ter o status de bilíngue? Enfim, qualquer que seja seu objetivo isso vai determinar sua estratégia. Por exemplo, você está buscando aquela oportunidade de emprego na sua área de atuação, e não quer perder o timing então sua estratégia será escolher um conteúdo focado na sua área de atuação e assuntos relacionados  e ir incorporando o inglês geral em um segundo momento, e se você tiver disponibilidade, estudar muitos dias na semana. Essa é  uma estratégia diferente para quem quer  ter o status de bilíngue, é um plano mais longo, ou para quem quer fazer apenas uma viagem a lazer, que exige algo mais superficial e temporário.


2. Pratique as 4 habilidades


    As 4 habilidades de uma língua são: ouvir, ler, escrever e falar. Elas são dependentes uma da outra. Então, gaste tempo de qualidade ao ouvir músicas e assistir filmes legendados. Uma dica é escolher aquele filme que você ama assistir repetidas vezes, da próxima vez que você quiser assistir novamente, assista em inglês.  Escreva, reproduza frases, não subestime as  atividades escritas. Escrever é muito bom para o processo de aprendizagem, existem segredos neurológicos por trás da escrita. Ouça bastante para entender como é o sistema de sons e pronunciar as palavras corretamente. Por último, fale, que seja sozinho, com seu colega, com amigos online. Seguindo essas instruções com certeza você chega a fluência.


3. Seja criativo


Criar ambientes de aprendizado fora de aula é importantíssimo, e isso depende muito de você. Ir além do convencional vai lhe garantir eficácia na hora de aprender um novo idioma. Então, se jogue!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprender na Terceira Idade: Desvendando os Mistérios do Conhecimento Sênior

Professor bilíngue ou nativo?

Dicas de Aprendizado