Professor bilíngue ou nativo?
Muitas pessoas acham que para aprender Inglês é preciso um professor nativo. O objetivo deste texto é justamente mostrar o contrário. Uma pessoa que não fala inglês precisa de um professor bilíngue, não necessariamente um nativo. Isso vale para qualquer idioma, se você é brasileiro quer aprender outro idioma, tenha um professor brasileiro que fale esse idioma que deseja aprender e que também tenha boas técnicas de ensino, claro.
Primeiro, não sou eu que estou falando isso, mas muitos especialistas como David Graddol e institutos renomados que estudam a fundo os processos cerebrais de aprendizado de idiomas. O professor bilíngue teve o mesmo processo de aprendizagem do outro idioma como segunda língua. É importante que um professor de idiomas fale a mesma língua materna de seus alunos, assim, eles serão capazes de interpretar significados no idioma do próprio estudante que um nativo não teria a capacidade de entender.
Por não saberem disso, muitos alunos pagam até mais caro para ter aulas com professores nativos e ainda corre o risco de ter ruídos na comunicação, afinal, um brasileiro que não sabe nada de Inglês tendo aula com um americano que mal fala o Português pode ser bem desastroso. A comunicação pode não ser clara e o entendimento do idioma pode ter alguns obstáculos.
É claro que as aulas com um professor bilíngue precisam estar imersas na língua escolhida, precisam ser ministradas no idioma em questão. Mas algumas peculiaridades sempre surgem e precisam do conhecimento nato do professor bilíngue.
A figura do professor nativo seria interessante para alunos mais avançados que tenham um background sólido. Dessa maneira, qualquer dúvida poderia ser levantada pelo aluno e explicada de outra forma pelo professor tranquilamente na língua em que estão estudando.
Chegamos a conclusão que a depender do contexto é preferível um professor bilíngue a um nativo, mas a didática e o método são ainda mais essenciais no ensino do idioma. O que prefere? Estudar com professor bilíngue ou nativo?
Comentários
Postar um comentário