Certificação de proficiência

 Muitas pessoas acham que tem sólidos conhecimentos em outro idioma até fazer um exame de proficiência que leva qualquer um à prova. É uma forma de avaliar quão proficiente você é em um idioma.  São exames que levam horas e avaliam todas as habilidades no idioma compreensão, escrita e comunicação oral. Não existe o termo passar ou perder, o resultado é medido em nível, como mostra a seguir:

C2 DOMÍNIO PLENO

C1 PROFICIÊNCIA EFICAZ

B2 INDEPENDENTE

B1 INTERMEDIÁRIO 

A2 BÁSICO

A1 INICIANTE

Os códigos CEFR, sigla que significa: Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas em termos gerais, mostram se você é básico ou fluente.Essas certificações são solicitadas por Universidades, oportunidades de emprego no exterior entre outros programas que seja necessário a comprovação eficaz da proficiência do Inglês. Vejamos algumas mais conhecidas.

TOEFL

O certificado mais famoso, por assim dizer, válido  por dois anos, é aceito em grande parte das universidades dos Estados Unidos e muitas da Europa, mediante uma nota mínima estabelecida pelas próprias universidades em conjunto com outros requisitos. O TOEFL avalia o domínio de inglês dentro de um ambiente acadêmico.

TOEIC - Test of English for International Communication

Voltado para um ambiente mais corporativo e tem um viés mais prático baseado em situações reais como reuniões, viagens, apresentações… Não tem validade definida

 

IELTS - International English Language Testing System

Serve tanto para o ambiente acadêmico quanto corporativo

GMAT

É uma certificação exigida pela maioria  das escolas de negócios, também exigida em processos seletivos para trainee para trabalhar aqui mesmo no Brasil.

Essa prova é um pouco mais complicada, pois além de estar completamente em inglês usa questões de raciocínio lógico. Mede a inteligência cognitiva e a capacidade de tomar decisões sob pressão.

Bem, essas são algumas certificações mais exigidas para provar seu domínio no idioma e todas elas tem tempo cronometrando as seções e custam uma pequena fortuna em média estão acima de 200 dólares americanos, converta para o real e entenda que você precisa estar bem preparado para não desperdiçar essa grana toda. Tem uma novidade que acredito ser o mais em conta do mercado e é aceito por algumas universidades mundo afora,  o duolingo test que custa 49 US. 

As certificações não se restringem apenas aos elencados acima, há muitos outros, portanto é preciso conferir direitinho nos programas que irá participar se são aceitas determinadas certificações e a partir de que nível de proficiência é exigido para que você se prepare profundamente para tirar a maior nota possível. 

Mas, um passo de cada vez, se você ainda não tem domínio comece a aprender o quanto antes. Analise, veja um bom curso de Inglês ou faça aulas particulares para pouco a pouco adquirir a fluência.

Lembre-se de que o aprendizado é contínuo. O life long learning deve ser bem aplicado em todas as áreas da nossa vida. Portanto, mantenha seus estudos em dia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprender na Terceira Idade: Desvendando os Mistérios do Conhecimento Sênior

Professor bilíngue ou nativo?

Dicas de Aprendizado